
Apresentação do blog e de quem escreveu.
Esse é o primeiro post desse blog que tem como objetivo falar de marketing, vivência, vendas, sociedade, conteúdo, pensamentos, criatividade e o que mais me der na telha.
Me chamo Eduardo Valcanaia, mais conhecido como Edu. Sou jornalista e criador da Mira Digital, uma empresa de marketing que busca extrair o que tem de mais autêntico em empresas e marcas, transformar conteúdo e atrair clientes dessa forma, usando as redes sociais como canal.
Agora, vamos aos dizeres.
Cansaço do botox marketeriano = tá todo mundo cansado dessa porra de esconder uma informação mediana ou rasa, atrás de frases difíceis de entender, pra vender algo que muitas vezes não tem nada de profundo e útil.
Falo isso com propriedade, pois já comprei vários cursos na internet, alguns muito bons, alguns ok e outros que são uma merda. Inclusive no último que comprei, paguei o clássico R$997 e aprendi mais com o conteúdo orgânico do que no próprio curso. Era algo mediocremente raso, que aprendi no primeiro curso de social media que fiz lá em 2021.
“Ah mas também, curso de internet é tudo falcatrua”, não. O problema não são os cursos online, e sim que em TUDO no mundo sempre vai ter algo ou alguém falcatrua.
Pessoas prometendo mundos e fundos, entregando nem a berolinha do que prometeu.
Voltando ao botox marketeriano…
A busca incessante pela aprovação no instagram e a comparação com concorrentes, tem destruído o marketing e até empresas ao criarem campanhas, anúncios, posts que prometem uma vassoura que voa sendo que ela nem limpa. Acredite, nem tudo que você vê no instagram é verdade. Se tem pessoas que alugam carros pra tirar fotos, fazer vídeos e dizerem que são os donos, imagina em rede social que nem de casa as pessoas saem?
Essas pessoas entregam ilusões, fazendo com que “conteúdos” rasos, simples, se espalhem de forma avassaladora, contribuindo para uma péssima percepção de valor das pessoas, ao olhar o marketing. Esconder uma informação relevante, paga, atrás de um conteúdo simples não é marketing, é sacanagem. Se você não consegue mostrar o seu produto de forma agregadora e ter mais a vender por trás, talvez seja hora de repensar o que você vende.
Todos estão cansados de promessas e promessas, sem uma entrega verdadeira. Isso está se refletindo no todo. Em novembro do ano passado estive no RD Summit em São Paulo, e o que mais ouvi foi: Apostem no offline. Milhares de pesquisas tem apontado o cansaço dos usuários frente a esses conteúdos rasos, que não os fazem refletir novas ideias, ver outros horizontes.
Especialista apontaram o perigo que esse consumo limitado de conteúdos pode trazer, atrofiando o cérebro (leia aqui https://www.correiodopovo.com.br/jornal-com-tecnologia/brain-rot-especialistas-orientam-como-consumir-conte%C3%BAdo-online-sem-atrofiar-o-c%C3%A9rebro-1.1562781?utm_source=chatgpt.com ). Nosso cérebro é um músculo e precisa ser estimulado para continuar desenvolvendo, porém, quando se consome conteúdos que não exigem o mínimo de raciocínio, os pensamentos vão se limitando e dificultando nossa cognição.
A verdade é que além de fazer marketing de uma maneira errada, estamos sendo rotulados por algo que faz mal e não é verdadeiro, transformando criadores de conteúdos em verdadeiros charlatões, mesmo sem serem.
Será que essa mudança de consumo dos usuários trará uma nova era no marketing? Aguardamos os próximos capítulos.