Vale tudo pelo like? - Mira Digital

Vale tudo pelo like?

Foto retirada do Pinterest. Autor desconhecido.

O saudoso like, alimentador de ego, solução dos problemas de aceitação, o divisor de águas de um post que foi sucesso ou não.

É sério que alguém pensa da forma que eu escrevi aqui em cima?

O like deixou de ser métrica importante a muito tempo, pelo menos pra mim que busco vender mais na minha empresa e na dos meus clientes. E deixou de ser por dois motivos: é fácil dar um like (quem nunca deu um like sem querer?), se tornando banal para o algoritmo, e não quer dizer que aquele conteúdo é relevante.

Inclusive, muitas pessoas que nem curtem os meus posts ou de clientes, compram nossos produtos. Não é porque não houve engajamento no seu conteúdo que ele não deu certo. Tudo tem que ser friamente analisado, para entender os gargalos, a métrica que realmente faz sentido para aquele post, entre outras coisas.

Mais do que se importar com like, o problema maior está no que você oferece em conteúdo para ter engajamento. Cada um sabe de si, paga suas contas e tal, mas visualizo essa forma de trabalho de forma errada.

Aqui na empresa, ficamos horas desenvolvendo um planejamento de conteúdo com o objetivo de passar uma mensagem correta de marcar, entreter ou informar e fazer a venda em um conteúdo, de forma alinhada, leve e que o cliente receba o que prometemos. Enquanto isso, outros colocam “Vídeo Cacetadas” no início do vídeo para prender a atenção, sendo que aquilo nem tem a ver com o que ele vende ou a marca prega.

Tudo pelo like.

Na minha cidade, tem um perfil de informação que expõe acontecimentos como acidentes, brigas, prisões, etc, e no começo dos vídeos sempre que possível tem a foto do autor, da vítima (muitas vezes sem vida), e de outras formas chamativas para prender a atenção das pessoas.

Tudo pelo like.

Talvez possa parecer que eu esteja julgando quem utiliza coisas extremas para ter engajamento, e digo que realmente estou. Com a chegada da IA, é um grande perigo seguirmos nesse caminho, visto que é possível criar imagens de pessoas falando coisas que nunca disseram.

O dia que isso atentar contra a vida de alguém, aí você lembrará desse texto mixuruca que escrevi, tentando alertar: NÃO VALE TUDO PELO LIKE.

Compartilhe

Posts Relacionados

×